16 semanas - 4 meses

Como eu descobri a minha gravidez já com 11 semanas e o blog ficou pronto só agora, vou fazer um resumo breve dessas primeiras 16 semanas.

OS SINTOMAS

Não tive enjôos, nem desejos por comidas estranhas e nem apetite em excesso. Muito lá de vez em quando eu tinha um pequeno embrulho no estômago, coisa que durava 2 minutos no máximo e me dava uma vez por semana, se muito. Por isso nem desconfiei que estava grávida. A única coisa que mudou foi a perda do interesse por carne vermelha, especialmente churrasco, linguiça e carne de boi frita. Agora nem cozida está me agradando muito. Ultimamente estou optando pelo frango ou peixe, mas também em pequena quantidade. Ah, outra coisa que mudou: já gostava antes, mas agora gosto ainda mais de frutas azedas, tais como morango, abacaxi, limão e etc. Esses dias comi um abacaxi inteiro sozinha. O limão eu chupo, depois viro ele do avesso e como os gominhos, deixo só a casca. Meus dentes estão doendo de tão afiados.

O CORPO

Eu sempre fui bem magricela. Minhas medidas antes de engravidar eram: 1,62m de altura, 52kg, 62cm de cintua, 83cm de busto e 92cm de quadril.
Agora estou com 53,5kg, 67cm de cintura, 95cm de quadril e esqueci de medir o busto.
Estou de três meses mas a barriga está demorando a aparecer. Na verdade eu percebo que todo o meu abdome aumentou de volume, logo abaixo dos seios até a região pubiana. Ou seja, está espalhado, por isso só dá para perceber alguma diferença quando sou olhada de perfil.

O SUSTO

Com 11 semanas e 4 dias tive um sangramento intenso que foi, na verdade, uma ameaça de aborto. Uma semana depois tive um novo sangramento e desta vez a ecografia apontou um descolamento pequeno na placenta. Resultado, fiquei em repouso absoluto por 10 dias. O sangramento perdurou por quase um mês (mas em cor escura, característico do finalzinho da menstruação). Vou fazer um post só sobre essa fase horrível e complicada na minha gestação.

ATUALMENTE...

Meu bebê está bem. Na última ecografia (13 semanas e 5 dias) ele estava medindo 7,2cm. Com certeza já deve ter crescido bastante de lá para cá. Segundo o site Baby center, meu bebê está mais ou menos do tamanho de uma goiaba grande (cerca de 12 centímetros da cabeça até o bumbum, pesando aproximadamente 100 gramas).



 Ainda segundo o site do Baby center: nas próximas três semanas o bebê vai passar por um grande estirão, dobrando de peso e crescendo vários centímetros.
"Tanto dentro como fora da barriga, bebês adoram brincar. O seu talvez já tenha descoberto seu primeiro brinquedo -- o cordão umbilical --, que ele vai puxar e segurar para se divertir. Às vezes ele pode apertá-lo a ponto de reduzir a quantidade de oxigênio que passa por ele, mas não se preocupe -- ele não conseguirá apertar tempo suficiente para se prejudicar. O sistema circulatório e o trato urinário estão em plenas condições de funcionamento, e o bebê inala e exala líquido amniótico pelos pulmões."

2 comentários:

Ca Lopes disse...

Parabéns pela gravidez e pelo filhão lindo que vc vai ter. Que bom que está tudo bem. Venho acompanhando o seu blog da noiva e já estava preocupada com o seu sumiço!!!

Bjks

Tatiane Freitas Moraes disse...

Andressa, já estou seguindo aqui tbm amiga..
E que como o Fabrizio está grandão...
Logo logo ele chega Uhuuulll...
Beijosss

Postar um comentário