rumo às noites de sono ininterruptas

Meninas,
Vim aqui para contar o quanto eu estou feliz com os resultados das novas estratégias para fazer com que o Fabrizio durma a noite toda.
Eu assisti a um vídeo da psicóloga infantil debora Moss, e até comentei aqui.
Eu descobri um segundo vídeo, com outra família e simplesmente parecia que estavam contando a minha história. Nesse outro programa, a criança tinha 1 ano e tb mamava no peito, detalhe: a noite toda.
As dicas da especialista foram semelhantes ao outro caso: jantar mais tarde (19:00 ou 19:30), banho, massagem, e deixar a criança no berço aind acordada.
Pois bem, na sexta-feira comecei a aplicar a técnica e estou impressionada com os resultados.

1ª noite - 24/08 - sexta-feira
O Fabrizio jantou às 19:30 e tomou banho às 20:30. Aqui já fiz uma alteração na rotina: ao invés de trocá-lo no banheiro mesmo (sobre a pia, tampada com a minha tábua de carne de vidro, que só uso para isso, e toalhas de banho para deixar fofo), enrolei ele em duas toalhas e mais a coberta e o levei para o quartinho dele. Lá já havia deixado apenas a claridade do abajur e música de ninar tocando. Fiz uma massagem bem gostosa nele. Em seguida vesti e dei mamá. Isso já era 21:00. Ele não demonstrou estar com sono, então fomos para a sala e aproveitei para fazer inalação com soro nele, já que o clima está muito seco.
Ás 22:00 o coloquei no berço. Ele chorou por quase 20 minutos. Nesse período fui ao quartinho dele 3 vezes, sempre falando com tom suave que a mamãe estava ali mas que era hora de dormir. Às 22:17 ele finalmente dormiu. Fui lá olhar e ele tinha adormecido de joelhos sobre o ursinho de pelúcia, ai que dó. Eu o arrumei e voltei para o meu quarto.
Às 01:24 ele acordou. Fui ao quarto e o coloquei deitado, falei que a mamãe estava lá e que era hora de dormir, e saí. Ele chorou até às 01:24, até que dormiu novamente. Não retornei ao quarto nesses 20 minutos.
Às 05:00 o Fabrizio começou a tossir (tipo garganta seca). Então eu o peguei no berço e dei um pouco d´água. Dei mamá e às 05:15 ele voltou para o berço. Ele abraçou o travesseiro e adormeceu sem manha nenhuma.
Para finalizar a noite de progressos, ele acordou definitivamente às 07:50.
Durante o dia de sábado, nas sonecas, repeti a técnica.

2ª noite - 25/08 - sábado
A minha luta continuou no sábado. Tivemos o niver do Davi e por isso acabei dando a janta do Fabrizio mais tarde, às 20:00. Dei banho às 21:15 e depois fiz a massagem no quarto dele e dei mamá. Logo ele começou a "pescar". Então o deitei no berço e dei uma chupeta. Ele ficou mordendo a dita cuja por uns minutos e dormiu sem chorar nem um segundo, às 22:00.
Acordou 00:40. Fui ao quarto e dei boa noite em voz bem suave e fiz carinho nos cabelos dele. Chorou menos de 5 minutos e dormiu novamente.
Acordou novamente às 02:35 resmungando. Fui ao quarto e fiz a mesma coisa. Ele adormeceu em menos de 2 minutos.
Acordou às 05:24. Eu o peguei e dei mamá por 10 minutos e o coloquei no berço. Ele dormiu instantaneamente.
Às 07:20 ele despertou.

3ª noite - 26/08 - domingo
Passamos um dia de domingo só nós 3: eu, o André e o Fabrizio. Fomos na pista de skate do condomínio e assistimos o papai levar vários tombos. A noite dei continuidade à minha saga.
Às 19:40 dei a janta, às 20:30 o banho, seguido da massagem no quarto e coloquei uma roupa bem quentinha. Dei mamá às 21:50 e cinco minutos depois o levei para o berço, já que ele começou a pescar. Ele ficou brincando no berço. Dormiu às 21:58 "sem chorar". Não conseguia me aguentar de felicidade.
Acordou 01:12 e dormiu em poucos minutos sem que eu precisasse ir ao quarto.
Às 03:02 acordou de novo. Esperei 1 minuto para ir ao quarto. Fiz o de sempre e sai em seguida. Ele chorou até às 03:06 e dormiu.
Ás 05:19 acordou novamente. Decidi esperar 3 minutos para atender, mas ele dormiu antes disso.
Às 05:46 acordou. Esperei 3 minutos e resolvi dar o mamá. Dei 5 minutos em cada peito e o coloquei novamente no berço. Chorou por 10 segundos e dormiu.
Às 07:15 eu o acordei para prepará-lo para ir à creche. Ele foi para a creche mas voltou embora, já que o André chegou atrasado e o portão já estava trancado...
Até aqui eu já estou muito feliz. Apesar de o Fabrizio estar acordando em média 3 vezes durante a madrugada, nos intervalos ele dorme tranquilo. Só o fato de eu ter liberdade para virar para ambos os lados, de bruços, ou seja, ficar na posição mais confortável para mim, já foi possível dormir com maior qualidade depois de quase 10 meses.
O meu próximo objetivo é cortar o mamá das 05:00, já vou tentar esta noite.
Além disso, nas acordadas que ele dá de madrugada, vou esperar por 3 minutos antes de ir atendê-lo.
No livro Nana Nenê, os autores dizem que o bebê demora de 3 a 5 dias, em média, para se acostumar à nova rotina. Alguns bebês demoram mais, até duas semanas.
O meu objetivo final é fazer com que o Fabrizio durma das 22:00 às 07:00 ininterruptamente. Estou mais descansada e bem esperançosa.

3 comentários:

Daniela disse...

Seu garotão está cada dia mais lindo!
Continue tentando aplicar essa nova rotina, não desista, já já ele se acostuma.
Boa sorte!

Beijos

Tatiane Freitas Moraes disse...

Dressa, grande progresso que vc teve nestes ultimos dias... com toda certeza em breve ele já terá se adaptado a nova rotina e nem vai mais se importar de não mamar a noite.

beijoss

Janaina Paes disse...

Dressa quanto progresso e continua que logoo logoo vc vai ter uma noite tranquilaade sono!
=)

Postar um comentário